História sem Fim



Análise Diplomática:

Denominação do Documento: Declaração.
Espécie: Declaração.
Data tópica: Brasília/DF.
Data cronológica: 26 de abril de 2011.
Gênero: Textual e iconográfico.
Suporte: Papel.
Formato: Folha avulsa.
Forma: Original múltiplo.
Linguagem: Formal.
Idioma: Português.
Signos especiais: Logomarca da Universidade de Brasília; assinatura; carimbo.


Análise Tipológica:

Denominação do documento: Declaração.
Espécie: Declaração.
Tipologia: Declaração de suspensão das aulas.
Titular: Vitória Fialho (aluna da Universidade Federal Fluminense).
Entidade produtora: Universidade de Brasília/Faculdade de Ciência da Informação.
Função: Justificar as faltas dos alunos que participaram do encontro na UnB em suas respectivas instituições de ensino.

História sem fim

Antes de contar nossa história, queremos ressaltar que se trata de algo fictício, fruto da nossa imaginação fértil.

Estava tudo pronto: alunos universitários, de todo o Brasil, se uniriam para que o arquivos das universidades tivessem uma valorização adequada no cenário nacional. O encontro seria para definir diretrizes que iriam dar um boom na comunidade acadêmica e sensibilizar a melhor utilização de arquivos nas universidades públicas.
O início das discussões estava marcado para o dia 11 de abril de 2011, mas a natureza estava contra tudo e contra todos! Ao meio dia de domingo, 10 de abril, uma chuva torrencial toma conta de Brasília, derrubando arvores, inundando avenidas e provocando o caos na cidade, principalmente na Asa Norte e nas imediações do Campus Darcy Ribeiro, local do encontro. O ICC ficou destruído! Computadores foram arrastados, os anfiteatros pareciam mais a cachoeira de Foz do Iguaçu e paredes caíam por todos os lados. E para piorar, o motivo de nossa manifestação, os arquivos da Universidade, foram dizimados pela chuva.
Ao vermos nos noticiários a situação da UnB, nos desesperamos. E o nosso encontro? E todos os alunos que estavam viajando milhares de quilômetros para o grande dia? E toda a documentação perdida com a chuva?
Com todo o caos instalado na Universidade, todos estragos e tendo em vista o parecer da Defesa Civil, não haveria outra solução a não ser cancelar as aulas, o que foi prontamente acatado pelo reitor José Geraldo.
Nosso encontro foi literalmente por água abaixo. Porém, uma ideia genial surgiu. Como teríamos um contingente enorme de pessoas em prol dos arquivos, nada mais justo do que unirmos nossas forças para a reestruturação das instalações e documentos danificados da Universidade.
Foi o que aconteceu. Ao chegarem, os nossos convidados gostaram da ideia e arregaçaram as mangas, assim como nós. Foi um dia de muito trabalho e de uma ótima sensação de dever cumprido. A nossa manifestação, com o real objetivo de valorização dos arquivos universitários, foi feita de um jeito diferente, porém não menos nobre. Foram alguns dias de dedicação, confraternização e chamamos a atenção como queríamos.
Nos despedimos de nossos amigos. Estes, apesar de se tornarem heróis sem rostos, ficaram para a história.
Recentemente, foi solicitado pelos alunos das universidades de outros estados uma declaração para justificar a ausência dos dias em que estiveram no voluntariado da UnB. Como não havia nenhum documento que comprovasse o pedido oficial do reitor pelas suspensão das aulas, foi dado plenos poderes à Coordenadora da curso de Arquivologia, Darcilene Sena, que fizesse uma declaração para a justificativa de falta dos alunos em suas respectivas universidades – documento anexado e analisado diplomática e tipologicamente acima.

Para a comprovação de que a UnB virou uma 'cachoeira da Foz do Iguaçu', pedimos ao blog Paladarq que nos mostre um vídeo retratando tal situação.

0 Response to "História sem Fim"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme