Uso comercial da imagem


A professora Miriam Paula Manini da Universidade de Brasília, em seu texto:"A fotografia como registro e como documento de arquivo", ao falar dos -- usos da fotografia --, faz referência a algumas possíveis categorias utilizadas, são elas: a comercial, a de exposição ou publicação, a probatória, a didático/científica e a pessoal/familiar.  
Apesar de essas categorias existirem, ao meu ver, devido à vasta utilização da fotografia atualmente, fica difícil distinguir que uso está sendo feito de uma determinada imagem fotográfica, muito menos em que categoria ela está inserida. Isso porque, com a grande disseminação das imagens, fica muito mais fácil de perder o seu contexto original.
Segundo André Porto Âncora Lopes, também professor da UnB, “a reprodução da mesma imagem para finalidades distintas cria, em realidade, novos documentos, com proveniências e funções arquivísticas diversas, embora idênticos do ponto de vista informativo. Não se trata, portanto, neste caso, de múltiplas proveniências, mas de reproduções de informações similares em documentos distintos.”
Para fazer parte do contexto do nosso blog, falarei da categoria comercial. Para Manini o uso comercial como, a imagem fotográfica será, de alguma forma, comercializada, seja em publicidade nos meios de comunicação ou divulgada dentro de um esquema de marketing. Ela deve ser convincente em termos de qualidade do produto ou situação que veicula. Nas relações de mercado a imagem pode ser início de um bom negócio. Para o uso comercial, a imagem não precisa ser, necessariamente, verossímil em termos de conteúdo, mas em termos da idéia que veicula. Um exemplo disso seria uma montagem fotográfica de alguém dormindo sobre nuvens numa propaganda de colchões. Uma imagem destinada a esta finalidade provavelmente seria escolhida prioritariamente segundo critérios estéticos, artísticos ou ilustrativos.
No mundo da moda o uso comercial da imagem é extremamente explorado. Onde, por exemplo, as grandes marcas usam e abusam da comercialização desse produto. No entanto, neste meio, a originalidade das marcas não é necessariamente o que importa e sim a mensagem que é passada através da imagem.

0 Response to "Uso comercial da imagem"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme