Arquivos da ditadura


O golpe militar sofrido pelo Brasil de 1964 a 1985 foi um período de bastante pavor e conturbação, a época caracterizada pela repressão deixou marcas profundas e irreparáveis na população brasileira. O descontentamento de pessoas que tiveram seus familiares torturados e mortos, em uma época onde não se respeitava sentimentos e opiniões, tem sido refletido até hoje em nossa sociedade. O registro de todo esse sofrimento e manifestações que houve no Brasil nessa época tão repressiva, ganha destaque nas “passarelas“ do mundo.
NOVA YORK (Rádio ONU) – A Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura, Unesco, informou que os arquivos da ditadura brasileira foram aceitos como Registro Memória Mundo 2011. A rede de informação e contra-informação do período militar de 1964 a 1985 é composta por 17 fundos, considerados pela agência da ONU, ?essenciais à construção da história e regimes de exceção na América Latina na segunda metade do século 20, e para a proteção dos direitos humanos?.
Veja mais Aqui
O sumiço de muitos registros obscuros dessa época deixou nossa história fragmentada e com isso muitas famílias foram desamparadas pela justiça mínima e humana. Talvez agora esses arquivos sirvam para a proteção dos direitos humanos?!

0 Response to "Arquivos da ditadura"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme