Death Note!!!???

Olá pessoas!
Mais uma atividade do Mama Fashion! Desta vez, o tema foi o acidente no lago Paranoá. Copiei um pedacinho da historinha pra vocês se situarem...
"Galera, faz de conta que a lista não sumiu em meio aquela imensidão de água, vamos imaginar que esta lista contendo os nomes dos passageiros que supostamente estavam barco não tenha afundado e que segundo informações (desencontradas) nesta lista constavam 80 nomes impressos, sendo que bombeiros calcularam que haviam mais de 100 passageiros no barco. Como foi possível tantas pessoas a mais no barco? Os depoimentos dos funcionários e dos participantes da festa serão parecidos, já que estavam no mesmo ambiente quando o fato ocorreu?"
Pronto! Todo mundo por dentro da situação criada pela Fernanda e pelo Victor. Agora, o que nós, futuros chiquérrimos arquivistas, faríamos para virarmos verdadeiros CSI's como disseram nossos amigos? Seguem as perguntinhas feitas por eles e nossas respostas:

Essa lista é autentica legal, diplomática e historicamente?
   *Autenticidade legal: Depende. Levando-se em conta os conceitos de autenticidade fornecidos por Duranti, podemos concluir que a lista não é legalmente autêntica, pois uma simples lista de tripulantes de um barco não há intervenção de representação de autoridade pública para garantir sua autenticidade legal. Por outro lado, se esta lista for a julgamento e a personalidade jurídica a considerar como prova de que a empresa do barco suprimiu informações, ela pode ser legalmente autêntica.
   *Autenticidade Diplomática:?
Um documento, para ser diplomaticamente autêntico, deve ter sido criado a partir de regras burocráticas (escrito de acordo com as práticas do tempo e lugar indicados no texto) e firmado com o nome
do representante competente para criá-lo. Não podemos considerar a suposta lista como diplomaticamente autêntica pois o contexto criado não dá detalhes sobre seu formato, se havia ali signos identificatórios ou não.
   * Autenticidade Histórica:
A lista é historicamente autêntica, pois existiu e faz parte do contexto “barco afundado”. Porém, não é verídica.
Ela é verídica?
Não. Partindo do ponto de que os bombeiros estavam no local na hora do resgate e presenciaram o acontecimento, a quantidade de pessoas relatada pelo corpo de bombeiros(100) tem uma probabilidade maior de condizer com a realidade do que a lista, sendo assim, ela não pode ser considerada verídica.
Será que a lista pode ser utilizada como provas para as investigações ou em futuros processos (penais, indenizatórios, etc...)?
Apesar de não ser tratar de uma lista verídica, pode ser utilizada nas investigações para afirmar a contradição entre os fatos e as informações prestadas pela empresa do barco e indenizar os tripulantes. Omitindo informações, a empresa poderá sofrer penalidades legais.

Vóila! Caso resolvido!
Um abração a todos e até a próxima!

0 Response to "Death Note!!!???"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme