Resposta ao Desafio "Troféu da Copa"



Oláá, pessoas!!!



Mais uma semana atordoada com um desafio realmente desafiante (desculpem-me o trocadilho), mas que valeu a pena devido as inúmeras discussões que tivemos ao longo da produção desta atividade!!!



O nosso amigo Diplomática na Copa propôs um desafio, que pode ser conferido aqui. A nossa resposta está logo abaixo. Confira e participe com algum post, sintam-se à vontade!



1. Dizem que a taça foi roubada por um argentino e três brasileiros... bem, quando eles se juntam só podia dar nisso mesmo. Mas enfim, considerando o sumiço da taça, tanto na primeira vez, quanto na segunda, pode-se dizer que as réplicas são autênticas.



Na primeira situação em que foi criada, a réplica da taça Jules Rimet não é autêntica. A réplica da taça não seguiu os mesmos padrões de criação, considerando o órgão produtor, nem de trâmite. Enquanto que a taça original foi criada pela FIFA, a réplica foi criada pela FA (de acordo com o texto) secretamente, tal fato, fez com que as pessoas acreditassem que a taça fosse criada pela FIFA, seguindo os padrões e trâmites comuns deste órgão. Em sua tese, André Lopez diz: Enquanto a autenticidade está voltada para o processo de criação do documento, a veracidade está ligada diretamente a qualidade das informações que compõe este certificado. Tendo como base este conceito, chegamos à conclusão de que a réplica criada para proteger a taça original NÃO é autêntica, porém pode ser considerada verídica já que as informações ali contidas são confiáveis e expressam, de fato, a mensagem que o produtor quis transmitir.

A taça criada pela CBF para representar a que foi roubada e nunca mais encontrada, a nosso ver, também NÃO é autêntica. Quando foi criada pela FIFA, a taça seguiu rigorosos processos em torno de sua produção, guarda, trâmite e valor arquivístico, por isso, ao ser criada outra taça no Brasil, a pedido da CBF, para suprir a necessidade da taça roubada, não foram seguidos os mesmos processos descritos acima. O produtor não foi o mesmo. A verdade é que foi criado outro objeto pra suprir a necessidade deixada por aquele que foi roubado.



2. As réplicas das taças, de acordo com Duranti, são cópias imitativas ou cópias simples, no primeiro desaparecimento da taça? Crédito a tutora Adrielly, por essa pergunta.



A primeira réplica, criada pela FA, pode ser considerada cópia simples; essa procura representar o documento a qual faz referência, nesse caso é a representação de um documento tridimensional. Procura-se copiar as formas da taça, utilizando a réplica para exposições, fazendo com que a original não seja exposta e fique em segurança. Esta réplica não possuir valor legal, pois sua finalidade é apenas a de representar o documento original.

A segunda réplica, criada a mando da CBF, é imitativa. Quando foi criada, não tinha a finalidade de enganar o público, mas de suprir a necessidade deixada pela taça original que foi roubada, ao representar o conteúdo e as formas da mesma.




3. Supondo, que no primeiro sumiço da taça, Segunda Guerra Mundial, os soldados nazistas conseguiram ficar com a mesma. Logo entregaram Para Adolf Hitler. Estabeleça um plano de classificação.



Historinha (grifo nosso =D ): Ao ver o segundo título mundial da seleção italiana, 1934 e 1938, o apaixonado por futebol, Hitler, ordenou que suas tropas fossem em busca da taça em território italiano. Sabemos que a Itália foi a única vira-casaca das Guerras Mundiais, iniciou a I Guerra ao lado de alemães e terminou a II Guerra ao lado de americanos, britânicos e seus aliados. Motivado por isso, e tendo que engolir o bicampeonato italiano no torneio de futebol mais importante do mundo, Hitler precisava mostrar poder e não tinha fato melhor do que roubar a taça recém-conquistada pelos italianos e expor como um símbolo de seu poderio e força militar.

Então vamos lá!



Fundo: Adolf Hitler.

Grupo: Vida profissional.

Subgrupo: Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Série: Operações especiais.

Subsérie: Itália.

Função: Supremacia de Adolf Hitler.

Espécie: Taça Jules Rimet.


4. Considerando o segundo sumiço (definitivo dessa vez), suponha que a taça tenha caído nas maos do então presidente do brasil - Jão Figuereido. como seria o plano de classificação?






Fundo: Presidência da República Federativa do Brasil.

Grupo: Memória dos Presidentes.

Subgrupo: João Figueiredo.

Série: Jogos esportivos.

Subsérie: Futebol.

Função: Vitórias brasileiras.

Espécie: Taça Jules Rimet.





5. Faça uma análise diplomática e tipológica da taça.






Denominação do documento: Taça Jules Rimet (vitória)

Gênero : Símbolo representativo

Forma : Original

Formato: Taça octogonal

Suporte: Feito de ouro e liga de prata numa base azul de lápis-lazúl

Função arquivística: Comprovar o tricampeonato do Brasil em campeonatos mundiais, já que foi a primeira seleção a vencer três vezes, adquirindo assim, o direito de levar a taça para casa definitivamente.

Trâmite: Criada para ser o prêmio original da copa mundo



6. Comente se a referente taça pode ser considerada documento de arquivo.


PAES (1997) define documento de arquivo como: “É gerado para atender objetivos funcionais, é gerado em número limitado, é orgânico, tem caráter comprobatório e/ou testemunhal...”. Baseado nisto podemos afirmar que a taça é um documento de arquivo. A taça foi criada com a finalidade de representar o campeão do torneio, sendo um símbolo que responde por si só, pois ao vermos a taça já associamos sabemos o que ela representa.

1 Response to "Resposta ao Desafio "Troféu da Copa""

  1. Parabéns pela resposta. Interessante terem remodelado à questão da classificação, ficou mais "atraente". O que percebi, ao longo de todos os posts que comentei, foi que a questão do formato não hove consenso. Vou ver com o professor, para ver se ele ajuda. No mais ficou muito bom o desafio. Parabéns Arquivo Chic.

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme